É tempo de alcachofra, a queridinha da culinária mediterrânea

Ingrediente marcante da culinária mediterrânea e de sabor único, ligeiramente amargo com um toque doce no final, a alcachofra está em alta. A safra dessa flor comestível de pétalas rígidas e cerradas, que há tempos faz sucesso, se dá entre o fim de agosto e novembro. O nome alcachofra provém do árabe e significa "planta espinhuda". O vegetal é fonte de vitaminas (A, B e C) e minerais (ferro e fósforo), com propriedades diuréticas, de controle do colesterol e desintoxicante do fígado.

Acredita-se que a alcachofra seja procedente da região sul do mar Mediterrâneo, provavelmente do Magrebe, na África. Seu cultivo é conhecido faz tempo e data dos antigos egípcios. Foram os gregos que introduziram o cultivo do vegetal na Sicília e na Magna Grécia. O consumo no Brasil começou no final do século 19, introduzido pelos imigrantes italianos. E como a planta só se desenvolve em clima amendo, mais de 90% do seu cultivo acontece hoje nos municípios paulistas de Piedade e São Roque e em algumas cidades da Região Sul.

Deu água na boca para saborear preparações com essa verdadeira iguaria? No Abbraccio, restaurante inspirado no lifestyle italiano, a alcachofra está presente no mais recente lançamento da marca, o Rigatoni Frutti di Mare (R$ 84,90), feito com massa Rigatoni artesanal preparada com o molho carbonara especial do restaurante com um toque de limão siciliano. O prato é servido com alcachofra e leva também camarões, lula e uma fatia de limão siciliano grelhado para finalizar.

Em Campinas, o Abbraccio está localizado no primeiro piso do shopping Iguatemi, com atendimento presencial e também pelo iFood. A marca também está presente na região metropolitana de Sorocaba, por meio de uma operação que funciona exclusivamente pelo delivery, via iFood, instalada no Iguatemi Esplanada, com entregas para diversos bairros de Sorocaba e Votorantim.

Comentários