Chef Ricardo Barreira, do Vila Paraíso, "abusa" do tomate para criar os pratos do Festival Gastronômico de Inverno de Sousas e Joaquim Egídio


Com o desafio de elaborar pratos que tenham como protagonista o tomate da Garoa - cultivado pela associação de produtores agrológicos dos distritos -, o Chef Ricardo Barreira, do Restaurante Vila Paraíso, criou três receitas especiais para o Festival Gastronômico de Inverno dos Distritos de Sousas e Joaquim Egídio, em Campinas. Retomado após dois anos, a 16ª edição do evento acontece no período de 27 de junho a 31 de julho, com abertura oficial neste final de semana (24 a 26), na Praça Beira Rio, em Sousas. 

“O tema do festival neste ano, Tomate da Garoa, exigiu que as casas usassem e abusassem dessa variedade produzida em nossa região em seus menus”, detalha Barreira. “Em cima desse desafio, criamos, para a entrada, o Carpaccio de tomates e torradas de pão rústico, feito com fermentação natural”, conta. Para o prato principal, a receita é o Ravioli de burrata ao molho de tomate italiano. E para fechar o menu do Festival, um Chesesecake com geleia especial de tomate.

O menu completo do Restaurante Vila Paraíso será servido por um valor fixo de R$ 75 todas as quintas, sextas e sábados (da 11h às 17h e das 19h à 0h) e aos domingos (11h às 17h). Já na abertura, neste final de semana, a casa servirá sua tradicional Paella caipira (R$ 20,00).

“Esse evento, tem como objetivo fomentar a cultura e o turismo, valorizar a economia local com os pequenos produtores e resgatar o sentimento festivo do período, trazendo a gastronomia de alta qualidade a preços populares, fortalecendo ainda mais os distritos como Polo Gastronômico”, pontua Jaime Marcelino Pissolato, atual presidente da Associação dos Dirigentes de Estabelecimentos de Gastronomia de Sousas e Joaquim Egídio – ADEGAS, entidade que organiza o festival. 

Comentários