quinta-feira, 26 de maio de 2022

Líder no ranking de pedidos das plataformas de delivery, hambúrguer tem seu dia comemorado no sábado, dia 28


Seja preparado em casa para a família ou para consumo entre amigos em uma mesa de lanchonete, o hambúrguer, lanche originário da Mongólia e que desembarcou no Brasil na década de 1950, é hoje um dos pratos mais consumidos pelos brasileiros. Segundo dados do aplicativo de entregas iFood, em 2021 o sanduíche foi o líder no ranking dos dez produtos mais pedidos, impulsionando a abertura de estabelecimentos cadastrados, com alta de 104% no período de março de 2020 e março de 2021. 

Durante as restrições sanitárias, as vendas de hambúrgueres sofreram menor impacto em relação a outros cardápios. E com o abrandamento das restrições e a volta do consumidor aos estabelecimentos, o sanduíche continua em alta na preferência do público.

“Em cinco meses, registramos um crescimento em torno de 50% nos pedidos de hambúrguer nas mais de 60 unidades da rede”, afirma o diretor da Rede Lanchão Brasil, Roger Antonio Domingues, que criou a marca há 30 anos em Campinas e hoje está presente com franquias em diversos estados brasileiros. 

Além do valor mais em conta em relação a um prato buffuet, à la carte ou self service, fator que se sobressai em momentos de crises nas rendas, outro diferencial para a expansão das vendas está na aposta de produtos diversificados, artesanais e receitas exclusivas.\ 

“Tudo isso faz grande diferença na hora da pessoa escolher e optar pelo hambúrguer, um prato que agrada desde a criança até os adultos”, considera Domingues, ao falar sobre o sanduíche que tem como base pão, carne e vegetais, em diversas opções, como frito, grelhado, defumado ou grelhado na chapa. 

Símbolo do fast food, o hambúrguer chegou ao Brasil em meados dos anos 50. O lanche não tem origem nos Estados Unidos, como a maioria das pessoas acredita. No século 13 na Mongólia, os cavaleiros que saíam para o combate colocavam uma peça de carne crua embaixo da sela do cavalo para amaciar. O próprio suor do animal temperava a carne com sal. Essa é a explicação dada para a origem do tartar, especialidade de carne moída crua que ganhou o nome por ter surgido entre as tropas belicosas dos povos tártaros. 

Daí os marinheiros alemães que conheceram a técnica passaram a cozinhar a carne crua, dando lugar ao burger, o saboroso bife apreciado em todo o planeta, a ponto de já ter o Dia Mundial do Hambúrguer, comemorado em 28 de maio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário